sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Avenida Metropolitana, Ponte Quarto Centenário e Via Expressa: desenvolvimento e modernização de São Luís

São Luís, 398 anos: um aniversário digno de um grande presente. Na última edição de seu programa eleitoral no rádio e na TV, Roseana apresentou o projeto de três obras que mudarão o visual da cidade, resolverão o problema dos congestionamentos no trânsito e, conseqüentemente, melhorarão a qualidade de vida da população: a Avenida Metropolitana, a Ponte Quarto Centenário e a Via Expressa.

“Nesse dia de aniversário de São Luís, nós reservamos uma surpresa para vocês. Vou mostrar em primeira mão, as três obras viárias que vou fazer, se ganhar esta eleição. Obras que vão deixar São Luís mais bonita e mais moderna. O mais importante de tudo é que essas obras vão melhorar o trânsito, aliviar os principais congestionamentos que estão parando a cidade de dia e de noite”, declarou a candidata da coligação O Maranhão não Pode Parar (PMDB, PT, DEM, PTB, PMN, PTdoB, PRP, PV, PSL, PP, PRTB, PSDC, PTN, PHS, PR, PRB e PSC).

A Avenida Metropolitana vai interligar todos os municípios da Ilha de São Luís. A via sai da BR-135, próximo ao Aeroporto Internacional Cunha Machado (Tirirical). Com oito faixas de tráfego, terá corredor exclusivo para ônibus e vai passar pelos bairros São Raimundo, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Maiobão.

De acordo com o projeto, haverá uma interligação com a estrada de Ribamar, passando pelo Beira Rio (Maioba), chegando à Avenida dos Holandeses no Araçagi, onde o motorista poderá seguir também para o município de Raposa. Com 26,5 km de extensão, a obra deve ser entregue em três anos.

A segunda grande obra é a Ponte Quarto Centenário. A ser construída sobre o Rio Anil, vai ligar a cidade nova com a antiga, sem que os veículos precisem passar pelo Centro Histórico. Com 4.140 metros de extensão e 16 metros de largura, deve ser concluída em 4 anos.

“A ponte vai ligar o Anel Viário da cidade, que corta os bairros da Areinha, Madre Deus e o Centro Histórico, com a Avenida Ferreira Gullar e a Ponta d’Areia”, detalhou Roseana. Com início na Avenida Ferreira Gullar, no São Francisco, e término próximo ao Terminal de Integração da Praia Grande, a ponte terá uma alça que dará acesso a área Itaqui-Bacanga.

A terceira grande obra proposta por Roseana é a Via Expressa, que vai ligar o Jaracati à Cohama. “A Via Expressa ficará paralela à Avenida Jerônimo de Albuquerque e servirá para desafogar o trânsito da área, que vive congestionado”, observou a candidata.

A Via Expressa seguirá da avenida Carlos Cunha, no Jaracati, até a avenida Daniel De La Touche, no trecho Ipase/Maranhão Novo. Com 7.760 metros de extensão, vai contornar o Sítio Santa Eulália e o bairro Cohafuma. Terá uma interligação com a avenida Jerônimo de Albuquerque na curva do 90, seguindo pelo Vinhais Velho e Recanto dos Vinhais até chegar a Avenida Daniel de La Touche.

A via deve ficar pronta em dois anos e terá duas pistas de rolamento, com três faixas de tráfego cada, canteiro central, duas vias para pedestres e uma ciclovia. Todas as obras serão realizadas em parceria com o Governo Federal.

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...