quinta-feira, 25 de abril de 2013

Decretos transformam parques em unidades de conservação

 
Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (24), no Palácio de La Ravardière, foram assinados os decretos de criação das Unidades de Conservação (UC) do Parque Recreativo do Bom Menino e do Parque Temático da Quinta do Diamante. Os locais serão mantidos sob a gestão da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam).

Com a criação das UCs, as áreas verdes dos espaços contemplados serão preservadas, aumentando, deste modo, a diversidade de espécies da fauna e flora ludovicense, bem como ampliação de espaços recreativos na capital.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Rocha, a criação destas Unidades de Conservação irá permitir a ampliação dos percentuais de área verde de São Luís, revitalizar o Parque do Bom Menino e evitar o depósito de lixo no Parque da Quinta do Diamante. “Este é um novo perfil de gestão. Nossa preocupação atual é agir sustentavelmente e ampliar os espaços ecologicamente protegidos”, ressaltou.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior encaminhou mensagem aos presentes, lida pelo secretário Rodrigo Rocha, na qual enfatizou a satisfação em consolidar mais um compromisso firmado em campanha. “Esses espaços asseguram o bem-estar da população e tornam possível uma vegetação saudável para as próximas gerações, que também são preocupação do nosso governo”, afirmou em discurso.

Cleonice Castro, representante da liderança comunitária da Quinta do Diamante, esteve presente na solenidade, em nome da sociedade civil, e parabenizou a medida. Para ela, a assinatura do decreto é resposta ao antigo anseio da comunidade. “Estamos muito contentes, pois sabemos que medidas como essa, que respeitam o meio ambiente e se preocupam com o cidadão, darão início a uma nova história para São Luís”, enfatizou.

A manutenção das unidades de conservação será compartilhada por secretarias municipais, sendo elas: a de Segurança com Cidadania (Semusc), através da Guarda Municipal, Desportos e Lazer (Semdel), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Educação (Semed), Turismo (Setur) e Saúde (Semus).

PARQUE DO BOM MENINO

Segundo o secretário de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, a população de São Luís ganhará novos espaços de lazer. “As atividades físicas e esportivas continuarão sendo praticadas no Parque do Bom Menino. Nossa maior meta é trazer ainda mais qualidade de vida para a população que frequenta o parque”, disse.

PARQUE DO DIAMANTE

O Parque do Diamante possui mais de três hectares de área verde na região central de São Luís. Com a unidade de conservação no Diamante, haverá limpeza e segurança constante na região, com o objetivo de preservar o patrimônio ambiental e evitar casos de violência no entorno, que já abriga uma vegetação densa com nascentes, fauna e flora diversificadas.

A criação das unidades de conservação possibilitará a diminuição de temperatura na capital, contensão de erosões, ampliação do território para lazer e recreação, manutenção da qualidade do ar, além de potencializar visitas públicas nos parques.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...