terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Programa aplicado em escolas de São Luís é destaque nacional

A experiência pioneira de 120 crianças em duas escolas de São Luís foi a única a representar o Maranhão num rol de iniciativas educacionais de sucesso nesta terça-feira (3) em Brasília. Os resultados alcançados pelo Programa Ativamente foram apresentados no Seminário Nacional do Observatório da Educação, realizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O programa é desenvolvido pelo instituto Neurocenter, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.

Para o secretário de Educação do município, Geraldo Castro, a escolha do projeto premia o olhar sensível da busca pela qualidade na educação de São Luís. “Estamos orgulhosos pelo significado da nossa vinda hoje a Brasília, qual seja, o de ver o trabalho psicopedagógico desenvolvido conjuntamente na esfera municipal reconhecido e valorizado por todo o Brasil. Nosso anseio é espalhar a metodologia já bem sucedida pela rede municipal de ensino e, assim, potencializar o aprendizado das nossas crianças”, disse Geraldo.

O Programa Ativamente é voltado para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e emocional de crianças de dois a 12 anos de idade e desde agosto é aplicado em duas escolas de tempo integral da zona urbana de São Luís. Duas vezes por semana, as crianças das escolas Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, e Recanto dos Pássaros, na Cidade Operária, participam de uma bateria de atividades com o objetivo de desenvolver as habilidades cognitivas, psicomotoras e emocionais.

Para Luce Malba, uma das idealizadoras do programa, a avaliação de alunos, pais e professores já é extremamente positiva. “Há crianças que comentam que nem querem mais faltar às aulas por causa das atividades diferentes na Educação Física”, contou.

Aquiles Berredo, gestor da Unidade de Educação Básica Maria de Jesus Carvalho, classificou como “excelentes” os resultados obtidos até agora. “Muitas das crianças com que trabalhamos estão em situação de vulnerabilidade social, por isso nem sempre tem o estímulo adequado para se desenvolver. Mas agora está excelente, e esse programa tem sido fundamental para isso. São atividades muito simples, como danças e brincadeiras. Como elas são estimuladas se divertindo, a aprendizagem fica muito atraente”, avaliou Berredo. A escola atende crianças de 2 a 6 anos de bairros como Camboa, Liberdade e Fé em Deus.

Participaram do evento o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Gabriel Chalita, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleusa Rodrigues Repulho, representantes do segmento educacional e parlamentares. Pelo Maranhão, estavam presentes o deputado federal Pinto da Itamaraty (PSDB), o secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro, e as idealizadoras do Programa Ativamente, Jucélia Ganz e Luce Malba Campos.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...