quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Enquanto Madeira é contra Flavio Dino, Mirante de Imperatriz lhe tasca o pau de manhã, de tarde e de noite!

 
Do ponto vista jornalístico há quem afirme que a Mirante de Imperatriz cumpre o seu papel de imprensa quando, diuturnamente, propaga, como culpa exclusiva do prefeito Madeira, o fato de a maioria das ruas de Imperatriz não ter asfalto, de parte das escolas municipais funcionar em prédios alugados, de as filas no Posto de Saúde dos Três Poderes e a superlotação do Socorrão serem um problema hodierno, etc...
Quase imbatível o argumento se a obrigação de informar, como fundamento da imprensa, fosse um dever sazonal, adstrito à maré política ou a cor partidária do prefeito de plantão.
Parece-nos indefensável, do ponto de vista da ética jornalística e da coerência profissional, que a Mirante de hoje, silente a desordem administrativa de ontem (reinado de Ildon Marques e seus asseclas), responsável por grande parte do caos vivido pelo povo, adote, agora, no segundo mandado de Madeira, uma postura que não adotara no passado de marasmo.
Sim, porque as mazelas de hoje, potencializadas pela Mirante, eram maiores e mais graves no passado. Haviam mais ruas com buraco, mato e lama em Imperatriz, as pessoas “dormiam” nas filas do Três Poderes e centenas delas eram castigadas ao receber socorro médico no chão ou em bancos de madeira e cadeiras de macarrão num hospital que mais parecia uma pocilga. Os casos de dengue eram alarmantes e os programas sociais eram quase obsoletos. Mas nada disso era ou foi divulgado pela Mirante, que, também, não fez sequer uma tomada da meleira de borra asfáltica que maquiou ruas da periferia e endividou Imperatriz na gestão do antecessor de Madeira.
Naquele tempo, do ponto de vista da lógica político-eleitoreira, era possível compreender a escrota postura da Mirante, que mandou às favas o dever de informar da imprensa.
Contudo, em tempos atuais, tenho dificuldade de enxergar a lógica que faz da Mirante de Imperatriz a mais desleal oposição a gestão do prefeito Madeira.
Sabe-se que a corrida pelo governo do Maranhão já começou. Dois grupos, aparentemente antagônicos, dialeticamente falando, têm chances no Palácio dos Leões. Um, o de Sarney, que lá estar e de lá não quer sair, que tem como preposto o secretário de Estado da Administração, Luiz Fernando. Outro, o de Flávio Dino, que tá doido pra entrar. Sabe-se, também, que ambos, para vencer a batalha eleitoral, têm duas fortalezas que se lhes são imprescindíveis: São Luis, agora nas mãos de Dino, através da marionete Holandinha, e Imperatriz – leia-se Região Tocantina --, nas mãos de Roseana, através do bem avaliado reeleito prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que assumiu a posição de fiel da balança.
Nesse contexto, pergunto, deverasmente intrigado: qual é, então, a lógica da Mirante de Imperatriz para atacar, diariamente o único e principal aliado político-eleitoral de Roseana na hercúlea tarefa de eleger o senhor Luiz Fernando? Como Madeira, apanhando todos os dias dos factóides da Mirante poderá consolidar uma aliança político-eleitoral em torno do candidato de Roseana?
Diante dessa cogitação, que espreita a lógica política ou o pragmatismo eleitoral, indago: não seria um tanto quanto arriscado demais para o candidato de Roseana Sarney enfrentar o processo eleitoral com a Ilha e a Terra do Frei no mesmo prato da balança política que pende para Flávio Dino? Será que o eventual fracasso da gestão Madeira, nesse segundo mandato, não seria a derrocada da pretensão política de Roseana e de seu ilustre desconhecido candidato, Luiz Fernando? Será que a postura da Mirante, de infernizar a gestão Madeira, é resultado apenas de uma fatura de mídia que não foi paga ou de um contrato publicitário não firmado? Será que há alguém capaz de sustentar, sem tremer a cara, que a Mirante de Imperatriz conquistou o status de ideário de imprensa livre, com autonomia de praticar linha editorial à revelia de sua patroa?
E para esquentar o debate gostaria de saber: se há, abaixo dos céus, para Sarney, interesse maior que àquele de permanecer mais tempo mandando no Maranhão?
Certamente os senhores Fernando Sarney, Antonio Filho e Alan Neto têm a resposta.
Por Chico Militante

Prefeitura de São Luis vai intensificar limpeza nos bairros

Por São Luís - Em 31/01/2013 

 Com a aproximação do período chuvoso, que requer cuidados redobrados com a prevenção da dengue, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp), intensificou suas ações nos bairros da cidade.
 
Além da limpeza diária, a secretaria, em ação conjunta com a equipe da Vigilância Epidemiológica do Município, lançou o “Bota Fora”, que consiste em retirar das calçadas objetos que, normalmente, deixam de ser recolhidos pelo caminhão compactador utilizado na coleta do lixo doméstico.
 
Segundo o coordenador de Limpeza Pública, Nelson Buriti, a mobilização dos moradores é essencial para o resultado positivo da ação e acontece através de conversas realizadas pela equipe de educação ambiental da São Luís Engenharia Ambiental e da Sulip. “Precisamos manter a cidade limpa. E para que isso seja possível, Prefeitura e população devem assumir um compromisso de trabalhar juntos”, disse.
 
Cercado por áreas alagadas, o Coroadinho foi o primeiro bairro a receber o projeto. A expectativa é retirar cerca de oito toneladas de lixos dos quintais das casas.
 
“Separamos os bairros por ruas. Serão em média dois dias de trabalho em cada bairro. Estamos de casa em casa, com uma ação detalhada para não deixar nenhum morador sem atendimento”, explicou o superintendente.
 
O “Bota Fora” no Coroadinho será finalizado neste sábado.

Lula pede fim do embargo à Cuba em dia de encontro com Fidel

Ontem em Havana, o ex-presidente Lula, fez o discurso de encerramento da 3ª Conferência pelo Equilíbrio do Mundo, evento em homenagem ao 160 anos de nascimento do herói da independência cubana José Martí.


Lula começou sua fala pedindo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria. O ex-presidente também desejou uma plena e rápida recuperação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e disse estar usando uma Guayabera vermelha em sua homenagem.
 
No início da tarde Lula esteve com o ex-presidente cubano Fidel Castro. Pela manhã, Lula visitou as obras do Porto Mariel, acompanhado do atual presidente de Cuba, Raúl Castro.
 
Em seu discurso na Conferência, Lula disse esperar que, em seu segundo mandato, o presidente norte-americano, Barack Obama, tenha um outro olhar para a América Latina e elimine o embargo contra Cuba.
 
O ex-presidente falou também sobre a crise europeia, e a crescente desigualdade e desemprego nos países desenvolvidos.
 
Lula defendeu a necessidade de se formular uma nova doutrina para a integração da América Latina, que vá além da questão econômica. “Apesar de nossas diferenças, temos uma grande força que é nossa unidade. Estamos juntos na luta por liberdade, por transformações sociais, contra a desigualdade social. A diversidade nos fortalece.”
 
Lula encerrou seu discurso falando sobre sua crença em um mundo mais justo e mais igual, a partir da sua própria experiência como presidente. “Quero concluir dizendo que é perfeitamente possível. Se antes dizia teoricamente, hoje digo pela minha experiência de que é possível construir um mundo diferente de hoje. Outro mundo é possível.”

Entidades da Melhor Idade Participam de Seminário do Plano Municipal de Cultura

Por FUNC - Em 31/01/2013
 
 

As propostas apresentadas pelas entidades representativas do segmento idoso, presente no seminário promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Func) na tarde desta quarta-feira (30), na Casa dos Conselhos do Município, transformaram-se em metas e ações, as quais farão parte do Plano Municipal de Cultura (PMC).
 
O encontro faz parte da programação organizada pela equipe que compõe o PMC e visa um contato direto com os vários segmentos da sociedade civil a fim de discutir as políticas públicas culturais que vão formatar o documento. Portanto, ao longo das próximas semanas, outros públicos também serão convocados a participar de seminários específicos, uma vez que o documento vem sendo construído coletivamente e prevê a participação de toda a sociedade civil a fim de contemplar todos os segmentos.
 
“É preciso que haja uma mobilização em torno da construção do Plano, para que se efetive através da participação ativa dos segmentos culturais, senão, não há sentido sua existência”, comentou o presidente da Func, Francisco Gonçalves, durante o seminário.
 
ESPAÇO SIMBÓLICO
 
Segundo Gonçalves, infelizmente, São Luís é uma cidade excludente. Um exemplo é o Centro Histórico, um dos principais cartões postais da capital. O local, em alguns pontos, é inacessível para pessoas de mobilidade reduzida, como é o caso da pessoa idosa e a pessoa com deficiência.
 
“Hoje, nós vivemos uma cultura de exclusão, tanto do ponto de vista físico, quanto do ponto de vista simbólico. Então, o que temos que fazer é mudar a política da ocupação dos espaços que estão aí e, precisam ser usufruídos por todos os cidadãos, sem distinção”, afirmou.
 
Além dos espaços, outros pontos foram abordados, como é o caso da participação dos idosos em eventos culturais. “Hoje, podemos dizer que São Luís dificilmente respeita os 50% ao qual temos direito na compra de ingressos. É lei, está no Estatuto (do Idoso), mas não é respeitado”, desabafou Socorro Ferreira, agente da Pastoral do Idoso.
 
 
PROPOSTAS
 
Após a explanação do PMC, na parte referente ao segmento Idoso, os presentes formaram um grande grupo e passaram a discutir as propostas, as quais virarão metas e ações.
 
Dentre as propostas, as que tiveram destaques são as que contemplam o resgate da identidade cultural; a integração do idoso com outros públicos como, por exemplo, o desenvolvimento de projetos entre o segmento idoso e escolas da rede municipal; projetos que incluam o idoso nas atividades desenvolvidas na várias secretarias do município; a questão da acessibilidade no contexto urbano de São Luís e, por fim, de acordo com a Política Nacional do Idoso, a inclusão do segmento em espaços públicos já existentes, adequando-os às necessidades da pessoa idosa.
 
Juventude - O próximo seminário abrange o segmento Juventude, e será realizado na próxima terça-feira (05), no Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy), às 14 horas. É importante a presença de todos os grupos e entidades da área da Juventude, a fim de que também saiam as propostas que irão compor o PMC.

Idoso acha R$ 12 mil no quintal de casa e entrega à polícia

“Daqui a dois anos eu vou me aposentar. Não temos para onde ir. Isso é o que mais me preocupa no momento. Se esse dinheiro me ajudaria? Com certeza. Mas eu não posso contar com uma quantia que não é minha, não é mesmo?”, questiona.

Motorista do Ministério da Defesa, José Evandro Belarmino de Farias se assustou quando o filho adotivo apareceu com R$ 12 mil embrulhados em papel de presente. O dinheiro foi encontrado dentro do quintal da casa da família, no Cruzeiro Velho, no início da tarde da última terça-feira (29). Mesmo afirmando que a quantia poderia ajudá-lo a quitar dívidas, o homem de 67 anos decidiu entregá-la à delegacia.
“Não tinha porque ficar com ele, esse dinheiro não é meu”, explica. “Eu ainda não sei como veio parar aqui, não sei se seria um presente para mim ou qualquer outra coisa, mas achei que o certo era entregar para a polícia. Não quis nem mexer”.
A vontade de fazer a coisa certa superou até os pedidos do adolescente, de 13 anos, para comprar um computador e o desejo de trocar o carro da família, que tem 14 anos e está avaliado em R$ 8 mil. Com a quantia, Farias acha que também seria possível pagar as dívidas do cartão de crédito e pensar em uma nova casa. O imóvel onde ele, a mulher e o filho vivem é funcional e foi cedido pelo ministério enquanto ele estiver trabalhando.
Em Brasília desde 1973, depois de passar cinco dias em um caminhão pau de arara, o motorista conta que deixou o interior do Piauí com a ex-mulher e o primeiro filho para “fugir das necessidades”. Ele terminou o ensino médio no Distrito Federal, mas não conseguiu ingressar na faculdade de engenharia.
“Era o que eu queria, mas não tinha como. Precisava trabalhar. Tivemos cinco filhos, então não tinha opção”, disse. “Aqui eu já fiz de tudo: taxista, estoquista, trabalhei em almoxarifado. Aí veio a oportunidade no ministério e eu passei.”
O salário, que chega a R$ 3 mil com as gratificações, é usado na compra de remédios para ele e a atual mulher, que é dona de casa, na mensalidade da escola do filho e na manutenção da residência. O imóvel tem três quartos, dois banheiros, sala, cozinha, quintal e garagem.
Segundo Farias, muitos vizinhos condenaram a atitude dele. “Eles disseram que se tivesse caído na casa deles, eles iriam aproveitar. Mas eu não vejo nada demais no que fiz, não me vejo como um herói. É o que qualquer pessoa deveria ter feito”, afirma.
Investigação
De acordo com o motorista, o embrulho foi achado entre as plantas do quintal da casa, a cerca de cinco metros do portão. Ele acredita que alguém tenha arremessado o pacote.
O delegado Mário Henrique Garcia Jorge informou que as células foram periciadas e são verdadeiras. “Agora vamos apurar, verificar a origem, tentar descobrir em que situações esse dinheiro chegou lá.”
Uma das alternativas, apontou o delegado, é tentar rastrear onde e por quem as notas foram sacadas. No pacote havia 100 cédulas de R$ 20 e 200 cédulas de R$ 50. O caso está sendo apurado pela 3ª Delegacia de Polícia.

Entidades ligadas à pessoa idosa participam de seminário do Plano Municipal de Cultura

Por FUNC - Em 31/01/2013


As propostas apresentadas pelas entidades representativas do segmento idoso, presente no seminário promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Func) na tarde desta quarta-feira (30), na Casa dos Conselhos do Município, transformaram-se em metas e ações, as quais farão parte do Plano Municipal de Cultura (PMC).



O encontro faz parte da programação organizada pela equipe que compõe o PMC e visa um contato direto com os vários segmentos da sociedade civil a fim de discutir as políticas públicas culturais que vão formatar o documento. Portanto, ao longo das próximas semanas, outros públicos também serão convocados a participar de seminários específicos, uma vez que o documento vem sendo construído coletivamente e prevê a participação de toda a sociedade civil a fim de contemplar todos os segmentos.



“É preciso que haja uma mobilização em torno da construção do Plano, para que se efetive através da participação ativa dos segmentos culturais, senão, não há sentido sua existência”, comentou o presidente da Func, Francisco Gonçalves, durante o seminário.


AVISO DE PAUTA - Prefeitura lança programa “São Luís Saudável” nesta quinta-feira

Por São Luís - Em 31/01/2013

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), realiza nesta quinta-feira (31), a partir das 16h, a solenidade de lançamento do Programa São Luís Saudável, no Parque do Bom Menino.
 
O “São Luís Saudável” visa atender, aproximadamente, 800 pessoas, entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, durante as oito horas de realização diária do projeto. O programa é destinado, principalmente, às classes de menor poder econômico que não podem pagar para ter acesso à academia ou outro espaço para a prática de atividades físicas.
 
Além do Parque, outros núcleos serão criados em São Luís no decorrer do ano, tendo como objetivo a expansão do programa para toda a capital.

Concurso aberto para Ministério das Minas e Energia

 
SÃO LUÍS – No Diário Oficial da União (DOU) do dia 16, publicou, o edital de abertura do processo seletivo 001/2013 do Ministério das Minas e Energia (MME), destinado ao provimento de 17 vagas no Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral (Projeto Meta).
Serão 14 postos de trabalho para profissionais com nível superior e outros três para quem possui nível médio. Do total de vagas, duas serão para pessoa com deficiência e todas as contratações serão efetuadas por tempo determinado, com prazo de três anos e, no máximo, quatro.
As oportunidades serão para os cargos de Analista de Licitação, Analista Financeiro, Gerente de Projeto e Gerente Técnico de Projeto; bem como para Assistente Administrativo e Assistente Financeiro, com salários de R$ 6.130 para Analistas, R$ 8.300 para Gerentes e de R$ 1.700 para Assistentes, todos com jornadas semanais de 40h.
Para participar da disputa o interessado deverá se inscrever de 25 de janeiro a 18 de fevereiro pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br, com taxas de R$ 40, R$ 90 e R$ 110, de acordo com a escolaridade exigida para o cargo pretendido.
De acordo com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pelo certame, a seleção será realizada em Brasília (DF) e será composta de prova objetiva de conhecimentos básicos (P1) com 40 questões e conhecimentos específicos (P2), com 60 questões; e por fim, análise curricular, no caso das funções de nível superior. Com relação ao nível médio, haverá prova objetiva (P1 e P2) com 50 questões cada e análise curricular.
 
As provas objetivas estão previstas para o dia 31 de março, no período da manhã para nível superior e da tarde, para médio. O local e horários serão informados na data provável de 22 de março no site da organizadora e no DOU.

Igreja Universal desmente matéria da revista Forbes

 
Nota da Igreja Universal desmentindo matéria da revista Forbes. Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) bem como seu fundador, bispo Edir Macedo, vêm a público apresentar algumas considerações e desmentir a reportagem “Bispo Edir Macedo é o pastor mais rico do Brasil com uma fortuna de US$ 950 milhões”, publicada pela revista “Forbes” e repercutida por vários veículos de comunicação.
 
1. A Rede Record de Televisão é o único bem do qual o Bispo Macedo é proprietário, como é de amplo conhecimento. A Record como empresa está confiada a ele com o aval das autoridades, dos seus milhares de funcionários e artistas, dos milhões de fieis da IURD, e dos seus telespectadores (de todas as religiões) que a tem feito a segunda emissora do país;
 
2. Deste único bem que possui, o bispo Macedo não recebe salários, nem tem retirada de lucros — nunca recebeu até hoje nem um centavo da empresa. Não vive dessa atividade, mas é dependente do seu próprio trabalho como pastor evangélico;
 
3. Fora a Record, o bispo Macedo NÃO possui qualquer outro patrimônio pessoal, inclusive já tendo doado alguns imóveis para a IURD, imóveis estes que foram adquiridos com seus próprios recursos de direitos autorais;
 
4. A mentirosa informação sobre o patrimônio do fundador da IURD foi baseada em um apanhado de velhas mentiras publicadas na Imprensa e repetidas por aqueles que fazem do PRECONCEITO contra a fé o motor de sua cobiça sem fim pelo poder, sempre tentando manipular a opinião pública;
 
5. O que, então, motivaria tal reportagem da Forbes e outras do mesmo gênero? A sempre repetida intenção de tirar a credibilidade de uma Instituição honrada e seu líder que tem ajudado milhões de famílias em mais de 180 países;
 
6. Esclarecemos ainda que a Igreja Universal não foi sequer procurada pelo autor da reportagem para confirmar se as informações eram corretas, o que demonstra o desprezo que o jornalista teve pela verdade;
 
7. Informamos que a Igreja Universal, bem como o bispo Edir Macedo tomarão as medidas judiciais cabíveis;
 
8. O bispo Edir Macedo é um líder evangélico respeitado por milhões de pessoas no Brasil e no mundo, cuja única riqueza é a fé que o tem levado há quase 50 anos a dedicar sua vida ao Evangelho e a ajudar as pessoas. Basta verificar os milhares de testemunhos espalhados pelo mundo afora

Enquanto isso em Caxias... PF descobre fraude contra a previdência

Policiais Federais da delegacia da cidade de Caxias/(MA) realizaram na manhã desta terça (29/01) a prisão de 13 pessoas envolvidas em fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Os dois homens e as 11 mulheres foram presos após uma ação que teve início com uma ligação anônima, feita ao serviço de plantão da delegacia.
 
De acordo com a denúncia, uma van com dez pessoas havia saído de Caxias, com destino à cidade de Teresina/PI, com objetivo de praticar fraudes relativas ao benefício previdenciário do salário maternidade.
 
Duas equipes compostas por dois policiais, cada, deslocaram-se até o local indicado pelo denunciante na cidade de Teresina, a fim de verificar a procedência da denúncia.
 
Após várias diligências, os policiais lograram êxito na identificação não só da quadrilha denunciada como também de outro grupo que realizava atividades suspeitas nas imediações da Agência Previdenciária no Bairro Vermelha, município de Teresina.
 
A ação contou ainda com reforço de mais cinco policiais. Ao final, foram presas sete pessoas, integrantes da quadrilha denunciada, mais seis pessoas que compunham outro grupo que, após a investida policial, foi confirmado que estariam também praticando fraude contra o INSS. Foram apreendidos ainda mais de 15 mil reais, que haviam acabado de ser sacados.
 
Todos os presos foram encaminhados para a CCPJ de Caxias/MA, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

Prefeitura de São Luís paga salário dos servidores hoje

Por São Luís - Em 30/01/2013

A Prefeitura de São Luís efetua nesta quinta-feira, (31), o primeiro pagamento da folha dos servidores da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Os salários estarão disponíveis logo nas primeiras horas da manhã.
Na segunda semana de janeiro, a Prefeitura pagou 50% do salário relativo ao mês de dezembro, herdado da gestão anterior. Desta forma, a Prefeitura cumpriu o acordo celebrado com os sindicatos, centrais e associações dos servidores municipais.
Com exceção dos professores, que já receberam seus proventos integralmente, todos os servidores, pensionistas e aposentados receberam a primeira das três parcelas dos salários.
Conforme acordado com os sindicatos dos servidores, a Prefeitura pagará no dia 11 de fevereiro a segunda parcela (25%) do salário de dezembro, atrasado pela gestão anterior.
 
 
AVISO DE PAUTA - Banco Mundial vistoria obras da Bacia do Bacanga nesta quinta-feira

Por São Luís - Em 30/01/2013

Equipe do Banco Mundial (Bird) realiza nesta quinta-feira (31), a partir das 9h, visita às obras do Canal do Rio das Bicas, Praça do PEC Coroado e Obra Habitacional do Piancó, que integram a lista de ações firmadas entre o Bird e a Prefeitura de São Luís para recuperação da Bacia do Bacanga.

O ponto de partida será na entrada da Vila Embratel. A visita será acompanhada pelo secretário municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, juntamente com a equipe técnica da pasta.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prazo de rematrícula na rede municipal de ensino se encerra nesta quinta-feira

Por São Luís, SEMED - Em 30/01/2013


O período de rematrícula dos alunos que cursaram o ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino finaliza nesta quinta-feira (31). Já o período de matrícula para alunos novos inicia na próxima sexta-feira (1º/02) e se estende até o dia 08.

Para realizar a rematrícula dos alunos que cursaram o ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino é necessário que pais e/ou responsáveis pelos estudantes se desloquem até a unidade de Educação Básica onde os alunos cursaram o ano letivo para efetivar o procedimento.

ALUNOS NOVOS




Para a matrícula de alunos novos há necessidade de apresentação de documentos na sede da Unidade de Educação Básica em que os alunos pretendem estudar.

Para a matrícula de alunos no Ensino Fundamental regular são necessários apresentar cópia da certidão de nascimento do aluno, do comprovante de residência, do cartão de Bolsa Família (se houver), 02 fotografias 3 X 4, histórico escolar do ano letivo anterior, cópia do cartão de vacinação da criança e cópia do documento de identificação dos pais e/ou responsáveis.

Já os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos devem apresentar, também na sede da unidade de ensino que pretendem estudar, duas fotografias 3 X 4 e histórico escolar (se for aluno novo), além da cópia do documento de Identificação e do C.P.F.

CALENDÁRIO ESCOLAR

Atualmente, os alunos da rede municipal de ensino estão no período de férias escolares. O calendário escolar de 2013 terá início no próximo dia 25
 
 
 

Prefeitura de São Luís media fim da paralisação de funcionários da empresa Primor

Por SMTT - Em 30/01/2013

 A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), com o intuito de restabelecer a ordem e garantir a regular prestação do serviço de transporte público à população da capital, intermediou na manhã desta quarta-feira (30) um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário e a empresa Primor. Durante a negociação foi decidido que o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) irá providenciar a remoção do funcionário baleado na terça-feira (29) para um hospital da rede Hapvida. As demais pendências entre sindicato patronal e trabalhista serão resolvidas nas instâncias competentes. O acordo firmado esta manhã garante a circulação integral da frota de ônibus da Primor não havendo mais nenhum risco de paralisação.

SMTT aplica sanções à empresa de transporte coletivo por interrupção de serviços

Por SMTT - Em 30/01/2013

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que já tomou todas as providências legais, por conta da interrupção parcial nos serviços de transporte urbano na capital pela empresa Viação Primor. A paralisação foi motivada pelo descumprimento da empresa quanto à concessão do benefício de plano de saúde a trabalhadores, previsto em cláusula da convenção coletiva de trabalho.
A Secretaria aplicou as devidas sanções à empresa prestadora dos serviços de transportes e multa diária por descumprimento da programação de viagens.
Assim que recebeu a comunicação oficial do Sindicato dos Rodoviários referente à paralisação dos serviços, a SMTT acionou o Ministério Público do Trabalho para intermediação e conciliação do conflito trabalhista, o que deve ocorrer ainda nesta quarta-feira (30).
 
A SMTT tomou todas as providências para garantir o transporte ao usuário do sistema, colocando em execução um plano especial de operação de modo a preservar o transporte à população.


Prefeitura apoia eventos comunitários durante o Carnaval

Por São Luís - Em 30/01/2013

A criançada do bairro João Paulo e adjacências vai, mais uma vez, curtir a folia de Momo com segurança e diversão na tarde da terça-feira gorda de Carnaval. O Baile Mirim, promovido anualmente pela Turma da Mangueira, é um dos eventos que conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, oriundo dos recursos destinados a apoios comunitários.
  
Este ano, bairros como Cohatrac, Cohab, Centro, Bequimão, Lira, Rio Grande, Filipinho, Vila Palmeira, João de Deus, Cidade Operária, entre outros; além de entidades, como o Grupo Gayvota, Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais, Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso, União Folclórica e Cultural Luso Brasileiro do  Maranhão estão contando com o apoio, o qual consiste na cessão de  infraestrutura, banheiros químicos, som e palco.
 
“As solicitações de ofício que recebemos este ano foram bastante significativas e, infelizmente, não pudemos atender a todos”, esclareceu Ribamar Moraes, coordenador de Eventos da Fundação Municipal de Cultura (Func). De acordo com ele, um dos principais critérios para o destino do apoio é o caráter social, de congregação de determinada comunidade.
 
PARCERIA
 
Na tarde desta terça-feira (29), o presidente da União Folclórica e Cultural Luso Brasileiro do Maranhão, Zeca da Cultura, mais uma vez se fez presente à Func. A entidade a qual ele preside foi uma das que recebeu o apoio para a realização do baile “CarnaPortuguesa”, que já vem acontecendo há mais de seis anos. “Estamos aqui mais uma vez contando com o apoio da Func, que ao longo destes anos vem sempre nos ajudando a promover o baile”, comentou.
 
Vale ressaltar que a coordenação de eventos estará durante toda a semana recebendo as entidades que foram selecionadas para receber o apoio aos eventos comunitários.

Prefeitura lança programa “São Luís Saudável”

Por São Luís - Em 30/01/2013


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), realiza nesta quinta-feira (31), a solenidade de lançamento do Programa São Luís Saudável, a partir das 16h, no Parque do Bom Menino. O programa é destinado, principalmente, às classes de menor poder econômico que não podem pagar para ter acesso à academia ou outro espaço para a prática de atividades físicas.
O São Luís Saudável consiste em proporcionar ações nas áreas esportiva, recreativa e de lazer para as comunidades que residem nas áreas próximas ao Parque do Bom Menino, bem como demais membros da sociedade ludovicense e turistas.
A proposta é oferecer opções de atividades que possam ser realizadas no momento de lazer da comunidade, aproveitando os espaços públicos que ela dispõe, incentivando a prática esportiva, recreativa, cultural, enfatizando a importância da manutenção da saúde e da cidadania.
As atividades do Programa serão, inicialmente, realizadas no Parque do Bom Menino com a assistência de profissionais especializados que estarão disponíveis para dar suporte aos usuários do local. As atividades serão disponibilizadas em horários diferentes, com modalidades variadas de esporte e lazer com o intuito de estimular a prática esportiva voltada para uma vida saudável.
 
METAS
O “São Luís Saudável” visa atender aproximadamente 800 pessoas, entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, durante as oito horas de realização diária do projeto.
As atividades serão divididas em: Estações de Alongamento e Ginástica, com a orientação e acompanhamento de exercícios, alongamentos, caminhadas e corridas; Estações de Recreações, com atividades voltadas a crianças, envolvendo o uso de bolas, bambolês, cordas e jogos populares e a Estação Esportiva, que contempla a área de prática de esportes, incluindo as modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol e capoeira. Outras atividades serão oferecidas como aulões de ginástica, aeróbica e oficinas de artesanato.
 
 Além do Parque, outros núcleos serão criados em São Luís no decorrer do ano, tendo como objetivo a expansão do programa a toda a capital. De acordo com o secretário de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, “é determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior a revitalização das praças esportivas da capital, a criação de mais praças esportivas além da expansão dos serviços da secretaria à população. Estamos incluindo algumas dessas ações ao plano 120 dias de governo municipal, mas outras ações virão do decorrer desta gestão”, explicou.

Defesa Civil entrega córrego no bairro do Fumacê

Por São Luís - Em 29/01/2013

“Mais importante do que a entrega do canal sem os dejetos é criarmos a consciência da necessidade de mantê-lo limpo. Não joguem lixo no córrego, façam uma campanha com os amigos, a família e os vizinhos”. Com este apelo, a superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros, iniciou a palestra que marcou oficialmente a entrega do córrego do bairro do Fumacê após a retirada de cerca de 20 toneladas de lixo de suas margens.
O ponto alto da palestra foi a proposta de criação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil, que deve ser formado por dez pessoas da comunidade para participar e representar as famílias na articulação de ações de defesa do ambiente. A ideia foi apoiada por aclamação por um público em sua maioria feminino, que ouviu atento sobre o papel e as atividades de minimização de desastres, prevenção e preparação executadas pela Defesa Civil.
Cerca de 60 famílias foram beneficiadas com os trabalhos de limpeza do córrego que tem a extensão de 1,5 km e passa por muitos quintais, locais em que o trabalho teve de ser feito à mão por falta de acesso para as máquinas. O córrego atravessa a Rua do Entroncamento, Travessa do Entroncamento, Rua Nova e Rua do Vaticano no bairro do Fumacê.
A moradora Maria Izabel Azevedo Melo, a Belinha, 56 anos, nasceu no Bairro de Fátima, mas desde os 12 anos, vive no Fumacê. Criou seis filhos no bairro e ainda trabalha como vendedora no ramo da cosmética. “O canal estava muito sujo. Depois da limpeza parece que é outro lugar, melhorou muito”, disse.
O auxiliar de serviços gerais, Jorge Serra, 60 anos, é originário da baixada, nasceu em São João Batista e mora no Fumacê há mais de 20 anos. Sua casa fica próximo ao córrego e ele faz parte do grupo de pessoas da comunidade que teme inundações. “Quando o igarapé está sujo e chove muito, a água não tem para onde correr. Todo mundo fica com medo de inundar as casas. Depois dessa limpeza, a gente fica mais tranquilo”, contou.
A operação foi realizada por meio de uma parceria entre a Vale, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp) para prevenir a ocorrência de enchentes na região. A Vale cedeu as máquinas e 23 homens participaram da ação. A remoção dos resíduos foi realizada por equipes da Vale e o recolhimento pelo pessoal da Semosp. “É um trabalho preventivo de grande importância porque algumas famílias que moram aqui já foram afetadas por enchentes em anos anteriores”, ressaltou a superintendente.
 
 
AVISO DE PAUTA - Semus faz campanha de combate a hanseníase na Unidade Mista do Bequimão

Por SEMUS - Em 29/01/2013

 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza nesta quarta feira (30), a partir das 9h, na Unidade Mista do Bequimão, uma campanha de combate a hanseníase. Durante todo o dia serão realizadas avaliações médicas para identificação de possíveis manchas e início do tratamento.

O objetivo é chamar atenção da população para os sintomas da hanseníase, que podem ser facilmente confundidos com inúmeras doenças de pele.

Segundo dados da coordenadoria da Vigilância Epidemiológica, de novembro de 2012 a janeiro de 2013, houve um aumento de mais de 10% nos casos de hanseníase na capital.

A doença é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirro, sendo a principal fonte de transmissão a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase causa deformidades físicas que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e tratamento imediato.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

EFEITO DA GESTÃO DE JOÃO CASTELO, MORRE MAIS UM...

 
João Castelo saiu, mas os efeitos da sua gestão criminosa serão sentidas, pelos ludovisenses, ainda por um longo período. Ontem, por exemplo, Welington Santana Abtibol, 37 anos, foi atropelado por um caminhão baú e morreu em frente da Unidade de Atendimento Médico Ambulatorial da Zona Rural que, diga, nunca foi inaugurada. Faleceu após agonizar bastante.
 

Visando ajudar as comunidades pobres da Zona Rural de São Luís, a ALUMAR, construiu há três anos, a Unidade Médica da Zona Rural, ao lado do Terminal da Integração da Maracanã, no Km 07 da Br 135 e, em seguida fez a doação à Prefeitura Municipal de São Luís para que atendesse a população dos 38 bairros do eixo Estiva - Tibiri.
 
Pasmem! Pois além de nunca ter sido inaugurada, o ex-prefeito João Castelo, através de seus subordinados na secretaria Municipal de Saúde, colocou imediatamente uma placa anunciando que a obra foi construída com recursos da própria prefeitura.
 
O pequeno “outdoor” azul anuncia que o prejuízo para os ludovisenses foram da ordem de R$ 2.218.543,71 (dois milhões, duzentos e dezoito mil, quinhentos e três reais e setenta e um centavos).
 
 
 
 
 
A Unidade Médica da Zona Rural, conforme se pode ver nas fotos, esta completamente abandonada. Com muita sujeira, fezes, restos de construção, mato entrado pelas portas, sem falar no que já foi “levado”. Um verdadeiro crime contra a população de São Luís.
 
No acidente, ocorrido ontem, dia 28, envolvendo o senhor Welington Santana Abtibol, 37 anos, que foi atropelado por um caminhão baú, no Km 07 da BR 135, em frente à Unidade Médica da Zona Rural. Teve o seu falecimento devido à demora no atendimento médico. “A ambulância do SAMU, por causa da distancia, demorou muito a chegar ao local do acidente” resalta Kelson Morgado Silva, que tentou socorrer à vítima.
 

  
Caso a Unidade Médica da Zona Rural tivesse sido inaugurada, não apenas esta vida, mas inúmeras outras seriam poupadas, em um trecho onde há constantes acidentes. Mas, infelizmente, São Luís foi administrada por um grupo de incompetentes encabeçado pelo maior desidioso dos últimos quatrocentos anos da Capital, João Castelo Ribeiro Gonçalves.
 

Ônibus terão trajeto alterado no Centro durante período de Carnaval

Por São Luís - Em 29/01/2013

 
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informa que em função do período carnavalesco o trânsito de veículos sofrerá modificações na região do Centro da cidade.
 
Devido à montagem de um palco para apresentação das referidas festividades na Praça Pantheon, parte da via ficará interditada entre os dias 26 de janeiro e 15 de fevereiro. A alteração se dará no trecho que compreende a Rua do Passeio e a Rua Rio Branco, nas proximidades da Caixa Econômica Federal.
 
Em decorrência dessa interdição, todos os ônibus que transitam pela via deverão fazer um desvio pela Avenida Silva Maia (atrás do Ginásio Costa Rodrigues), seguindo pela Rua Rio Branco.

Todas as empresas que fazem esse percurso já foram antecipadamente avisadas e devem obedecer a alteração. Os usuários do sistema de transporte coletivo de São Luís que utilizam as paradas de ônibus da área interditada devem se deslocar para Avenida Silva Maia, na Praça Deodoro.
LINHAS QUE TERÃO O PERCURSO ALTERADO
062 – Socorrão II/Rodoviária
072 – Cidade Operária/São Francisco
078 – Cidade Olímpica/Ipase
098 – Bom Jardim/Boa Vista
102 – Circular Praia Grande/Rua da Paz (executivo)
204 – Alemanha
205 – Bom Milagre
207 – Bairro de Fátima/Parque Amazonas
209 – Parque dos Nobres
301 – Sá Viana
305 – Campus
308 – Vila Nova
314 – Vila Embratel
401 – São Francisco
402 – Ponta D’Areia
403 – Calhau/Barramar
405 – Circular Anel Viário II
406 – Alto do Calhau
408 – Calhau via Shopping
409 – Term. P. Grande Vias Praias
609 – Parque Timbiras/Bom Jesus
703 – Ipem Turu
901 – São Cristóvão Aeroporto

Castelo João – Agora é com a Delegacia de Roubos e Furtos

Por São Luís - Em 28/01/2013

 
O superintendente de Administração da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Luís Flávio Brandão, e o assessor jurídico Wilson Hossae, registraram na tarde de hoje, dia 28, um boletim de ocorrência na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Na denúncia consta o desaparecimento de materiais e equipamentos da relação de bens do patrimônio da Semosp e que foram desviados da usina de asfalto e do prédio da secretaria.

 
O boletim foi registrado após envio de ofício à empresa Pavetec, prestadora de serviços da Prefeitura, com a solicitação da devolução das máquinas. A Semosp se baseou em um levantamento do maquinário, equipamentos e peças de sua propriedade e que estavam sendo usados pela empresa. Até o momento a Pavetec não se pronunciou em relação à cobrança da Semosp.

 
“Tivemos que registrar um boletim, onde a Pavetec é citada como responsável pela posse das máquinas, entre estas, rolos compactores e máquinas de recorte de asfalto”, disse o assessor jurídico Wilson Hossae. Ele informou que a Delegacia iniciará ainda esta semana as investigações com a notificação da empresa.

 
Em entrevista coletiva na semana passada, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira, afirmou que a secretaria oficiou a empresa solicitando a devolução de peças e equipamentos que foram retirados do local. “Esses equipamentos são bens públicos pagos pelo povo, que foram retirados de forma indevida”, disse.

 
Também compareceu à Delegacia de Roubos e Furtos técnico do Instituto de Paisagismo e Urbanismo (Impur), a fim de registrar boletim de ocorrência denunciando desvio de patrimônio público. O delegado Alexandre Magno Craveiro Alves informou que as denúncias serão apuradas a partir de investigações que deverão iniciar ainda esta semana.
Lista de equipamentos desaparecidos
40 canecas de elevador
01 motor trifásico de 5 cvs
02 rolos compactadores liso
03 máquinas de cortar asfalto
Diversos cabos elétricos de alimentação dos motores

Salários de dezembro e novembro dos médicos temporários devem ser pagos até dia 8 de fevereiro

Por SEMUS - Em 28/01/2013
 
Os pagamentos atrasados dos meses de novembro e dezembro de 2012 dos médicos temporários do Hospital Clementino Moura (Socorrão II), Hospital Odorico Amaral Matos (Hospital da Criança) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram na pauta principal das discussões da Secretaria de Saúde de São Luís, nesta segunda-feira (28).
 
Segundo previsão da SEMUS, os pagamentos devem ser efetuados até o próximo dia 08 de fevereiro. Segundo o secretario de saúde do município, Vinícius Nina, está sendo realizado um trabalho conjunto entre SEMUS, Secretaria Municipal de Fazenda e Controladoria para que os pagamentos sejam efetuados dentro da legalidade exigida e da forma mais ágil possível.
 
Func realiza nesta quarta seminário temático para elaboração do Plano Municipal de Cultura
Por FUNC - Em 28/01/2013
 
A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), realiza nova chamada para diálogo com a sociedade civil referente ao Plano Municipal de Cultura (PMC), a partir das 14h desta quarta-feira (30), no auditório da Casa dos Conselhos, localizada à Rua das Saavedras (antiga Pousada do Francês).
 
O objetivo é reunir lideranças que desenvolvam atividades voltadas para a terceira idade, representantes do poder público e a sociedade civil em geral para ampliar a discussão sobre políticas culturais específicas para o segmento, tendo em vista a estreita relação deste com a nova proposta política-cultural do Plano.
 
Os segmentos culturais e culturas identitárias que não responderam aos convites da equipe em 2012 estão sendo chamados novamente para compor o diagnóstico cultural do município.
 
URGÊNCIA

Vale ressaltar que a Func está finalizando o Plano Municipal de Cultura, o qual deverá estar aberto à consulta pública em fevereiro próximo. O Plano é um documento que visa nortear a políticas públicas, as quais serão aplicadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (em fase de implementação).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ESTUDANTE piauiense é atropelada ao sair de boate no MA

Um grave acidente ocorrido no último sábado (26/01), em frente ao portão de saída da Boate ITZ em Imperatriz (MA), deixou duas pessoas feridas. A piauiense, estudante do Curso de Medicina, Rebecca Duarte Cordão, 23 anos e Davison de Jesus Almeida, 22 anos, estavam saindo da boate por volta das 6h de sábado, quando uma Out Lander Mitsubishi, preta, que segundo duas testemunhas era conduzida supostamente por Gessé Leite Filho, atropelou os dois.
 
Segundo informações dos amigos das vítimas, Davison e Gessé teriam, anteriormente, se envolvido em uma briga em que Gesse teria levado a pior. Carlos Eduardo e Caio Rehbein, amigos das vítimas, afirmou à polícia que Gessé Leite Filho teria jogado o veículo propositalmente contra o casal, causando várias lesões e escoriações.
 
Os dois foram primeiramente levados para o Hospital Municipal, Socorrão, e depois transferidos para o São Rafael. Davison, que ficou com lesões na face e na coxa, foi medicado e liberado em seguida, enquanto que Rebecca Cordão sofreu traumatismo craniano, quebrou a bacia e teve que ser levada para o Centro Cirúrgico. Por volta das 14h, ela se encontrava na sala de cirurgia, onde foi operada, e em seguida seria transferida para um hospital de São Paulo.
 
Rebecca está internada na UTI
 
Segundo testemunhas, Gessé, que é acusado de ter atropelado a vítima, fugiu do local após o crime. O acidente foi registrado no Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Segurança. Segundo relato de várias pessoas, esta é a segunda vez que o acusado se envolve em acidente, o outro foi no ano de 2008 quando ele teria atropelado um rapaz de nome Rogerinho que pilotava uma Biz na rua João Lisboa com Sergipe. Essa vítima teria morrido ainda no local.
Jovem que estaria conduzindo o veículo
 
Filha da médica Monica Cordão e sobrinha de Erlich Cordão, a jovem Rebecca Duarte Cordão foi atirada para cima, tamanho o impacto da colisão. Em função do testemunho dos jovens, que registraram ocorrência no Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, o delegado regional Assis Ramos informou que Gessé Leite Filho pode responder por tentativa de homicídio.
 
Local onde aconteceu o acidente

TRE-PI cassa a primeira prefeita eleita nas Eleições 2012 (Piauí modelo em tudo)

A prefeita de Brasileira-PI, Paula Amorin Araújo (PSB) foi cassada nesta segunda (28) pela justiça eleitoral. A sentença foi dada pelo juiz Dr. João Damasceno por entender que houve fraude eleitoral quando o candidato Zé Filho às véspera da eleição foi substituído por Paula Araújo (esposa dele).
Com o placar 5 votos a 1, ficou decidido que haverá outra eleição em Brasileira no prazo de 40 dias. Essa pode ser a primeira cassação a um prefeito nesse ano de 2013 em todo o Brasil.
No dia 9 de novembro de 2012, o Juiz da 11ª Zona Eleitoral de Piripiri João Damasceno validou os votos de Paula Amorim Araujo (que obteve 2.394 votos, o equivalente a 58%), que teve 668 votos a mais que Carmen Gean. No dia 1º de janeiro ela tomou posse como prefeita da cidade de Brasileira, município de quase 8 mil habitantes e 6.824 (segundo TRE). A prefeita cassada entrou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

POLÊMICA


Paula Amorim, ainda não tinha a candidatura deferida na época, pois havia substituído o candidato Jose Sampaio Araujo Filho, que teve a candidatura indeferida no TRE.

Reunião entre Prefeitura e Governo do Estado traça plano para Carnaval

Por São Luís, FUNC - Em 28/01/2013

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, participou na manhã desta segunda-feira, 28, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, de uma reunião com a secretária estadual de Cultura, Olga Simão, para tratar sobre os preparativos para o período carnavalesco da capital maranhense.
Esta foi a primeira reunião técnica entre os governos municipal e estadual e demais instituições que prestarão serviços durante o carnaval, tais como secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão. “A partir deste primeiro encontro vamos poder definir as funções de cada órgão e/ou entidade envolvida na realização da festa e até o Carnaval haverá outras reuniões técnicas”, frisou o presidente da Func.
Para garantir o disciplinamento no Carnaval, a administração municipal conta com o apoio de várias secretarias, como as secretarias municipais de Turismo, de Saúde, de Meio Ambiente, de Segurança Alimentar, de Segurança com Cidadania, além da Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, de técnicos da Vigilância Sanitária, da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana.
José Ribamar Moraes, coordenador de eventos da Func, fez a explanação do programa de Carnaval da Prefeitura de São Luís, cujo circuito envolve a Praça Maria Aragão e o Carnaval Comunitário da Alegria, que contemplará três pólos: Anjo da Guarda, Cohab/Cohatrac e Desterro. Nestes locais serão disponibilizados estrutura de palco, som, luz, programação artística, além dos serviços públicos municipais.
Além da apresentação do plano de carnaval do Governo Estadual, Wellington Reis, coordenador geral da Superintendência de Ação e Difusão Cultural, ressaltou a necessidade de se manter as parcerias para a realização da folia em São Luís. “O mais importante é reunir todos os envolvidos e garantir a execução de cada etapa para assegurar a realização da festa de forma tranquila e satisfatória”, afirmou Reis.
 
 

Readequação do orçamento será divulgada em fevereiro

Por São Luís, SEPLAN - Em 28/01/2013

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) informou que em fevereiro será anunciada a readequação do orçamento de 2013. Essa medida possibilitará adequar as prioridades da nova gestão à momentânea restrição financeira herdada da gestão anterior.
O titular da Seplan, José Cursino Raposo Moreira, se comprometeu em apresentar os dados ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e demais secretários no dia 5 de fevereiro. O procedimento vai garantir que todas as pastas da administração municipal possam cumprir as ações previstas na Agenda Estratégica dos 120 dias de gestão. A readequação é necessária porque em 2012 as receitas do município ficaram abaixo do que foi previsto na LOA e a Prefeitura expandiu muito seus gastos, o que resultou em um saldo de restos a pagar sem cobertura orçamentária de cerca de R$ 1 bilhão.
O trabalho de revisão, iniciado este ano, das receitas e despesas mostraram que as receitas próprias indicadas na LOA 2013 tinham sido superestimadas em relação à real capacidade de arrecadação do município. O mesmo ocorreu com as receitas de transferência, que apresentaram queda em 2012 e devem cair ainda mais em 2013, por conta do baixo crescimento da economia e das desonerações fiscais concedidas pelo Governo Federal, como o IPI.
Além da revisão dos gastos e arrecadação, a Prefeitura também definiu como metas para ampliar a receita do município a captação de recursos externos, o combate à sonegação fiscal e a redução da inadimplência. Estas medidas estão inseridas dentro da Agenda para os primeiros 120 dias de gestão. Outras metas da Seplan para o início deste ano é a elaboração do PPA 2014- 2017 e a implantação do Portal da Transparência, o que permitirá a interação com a sociedade civil organizada.
 
 

Projeto de férias realizado pela Func incentiva crianças à leitura

Por FUNC - Em 28/01/2013

Aproveitando o período de férias dos alunos da rede pública de ensino, a Biblioteca Municipal José Sarney realiza nesta quinta, 31 de janeiro, e na sexta-feira, 01 de fevereiro, o projeto Férias na Biblioteca. As atividades culturais e de incentivo à leitura acontecem no horário das 14h30 às 17h.
Na programação, momentos de recreação com jogos, que auxiliam na troca de conhecimentos gerais, como dominó e bingo cultural; oficina de pintura e desenho; teatro de fantoches; além de atividades que promovam o incentivo à leitura, como a hora do conto, com textos de Rute Rocha, Monteiro Lobato, entre outros escritores da literatura infantil. Haverá também a distribuição de lanche para os presentes.
“O objetivo do projeto é oferecer momentos de lazer e entretenimento para crianças e adolescentes que residem no bairro de Fátima e em áreas adjacentes, que estão entrando em férias, assim como aproximá-las do ambiente da biblioteca”, destaca a diretora da Biblioteca, Rita Oliveira.
As atividades serão ministradas por bibliotecários e funcionários da biblioteca, e também por alguns alunos do curso de biblioteconomia, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.
A Biblioteca - Criada através da lei nº 2.617, de 11 de maio de 1983, era ligada à estrutura de Secretaria Municipal de Educação, que na época acumulava as competências da área cultural. Com a criação da Fundação Municipal de Cultura, a Biblioteca passou para responsabilidade desta. Atua como centro de informação, que tem como função básica disponibilizar, prontamente, para os seus usuários, todo tipo de conhecimento. Fica localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima.

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...