sexta-feira, 16 de maio de 2014

Assistência a usuários de álcool e outras drogas é tema de simpósio promovido pela SES

 
O I Simpósio sobre do Uso e Abuso de Crack, Álcool e outras Drogas foi realizado nesta sexta-feira (16), no auditório do Hospital Estadual Nina Rodrigues. O encontro fez parte da programação da Semana Antimanicomial promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e destinado a estudantes e profissionais de saúde mental para debater a prevenção, intervenção aos doentes mentais infratores e políticas públicas.

O diretor do Nina Rodrigues, Ruy Cruz disse que o encontro foi realizado para tratar sobre a assistência ofertada pela Rede Estadual de Saúde Mental junto à comunidade acadêmica e sociedade. "Estamos nos deparando com um grande número de usuários de drogas, internações compulsórias e precisamos traçar estratégias intersetoriais que visam prevenir e tratar destes usuários," justificou.

Ele disse que a maioria dos pacientes que chega ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Nina Rodrigues, por internação involuntária ou compulsória é composta por usuários de crack com histórico de consumo de outras drogas, como álcool e maconha. "A SES tem investido para estruturar a Rede de Saúde Mental, mas precisamos também intensificar nossos trabalhos nos cuidados destes pacientes", completou Ruy Cruz.

Tratamento

A SES também oferta atendimentos aos usuários de drogas no Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), de Álcool e Drogas, e “Dr. Bacelar Viana”. Este CAPs há dois anos oferece internação voluntária, por um período de 30 dias, podendo indicar para tratamento na comunidade terapêutica Fazenda Esperança e nos serviços da rede psicossocial existente nos municípios.

O coordenador da enfermaria da Unidade de Acolhimento Transitório (UAT), Carlos Vitor Souza, disse que nestes dois anos mais de 900 pessoas passaram pelo abrigo. "A equipe da enfermaria de atenção integral do usuário de crack, álcool e outras drogas tem muito que comemorar, porque neste período muitos pacientes conseguiram deixar o vício", disse ele.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...