quarta-feira, 14 de maio de 2014

Delegado Marcos Affonso toma posse na Secretaria de Segurança Pública

Com perfil operacional, ele assume a pasta afirmando que sua gestão será pautada na integração das forças policiais

O delegado Marcos José de Moraes Affonso Júnior assumiu na manhã desta terça-feira, (3), como novo secretário de Estado de Segurança Pública. O cargo foi transmitido pelo secretário Ricardo Murad, em solenidade no gabinete do órgão, no Outeiro da Cruz.

Marcos Affonso Júnior está há 16 anos como delegado de carreira da Polícia Civil do Maranhão. Com perfil operacional, ele assume a pasta afirmando que sua gestão será pautada na integração das forças policiais e num firme combate à violência. Antes, Marcos Affonso exercia a função de delegado geral adjunto da Polícia Civil.

Uma das medidas anunciadas em seu discurso de posse será a reativação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne polícias estaduais e federais, para traçar ações conjuntas de combate às facções criminosas. Qualificar os policiais civis e militares e do Corpo de Bombeiros e buscar maior valorização do servidor, também foram medidas anunciadas pelo novo secretário.

“Quero agradecer a confiança que a governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad estão depositando em mim. Sei que a responsabilidade é grande, mas com a união das forças policiais e com a dedicação dos comandantes gerais e da delegada geral de Polícia Civil e de todo o Sistema de Segurança, atuando conjuntamente, pretendemos gerar resultados positivos em prol da sociedade. Estaremos nos empenhando para dar prosseguimento a todos os projetos já encaminhados”, destacou Marcos Affonso.

O novo secretário de Segurança afirmou que as polícias devem ampliar as operações de modo a inibir a violência e a criminalidade. “Vamos intensificar as ações e operações por todo o estado e impulsionar a atuação dos organismos policiais. Estaremos atuando com foco no combate às facções criminosas, reduzir os homicídios e diminuir os assaltos que ocorrem em nossa cidade. Estaremos empenhados em dar mais tranquilidade a toda à população maranhense”, garantiu o novo titular da pasta de Segurança.

O secretário Ricardo Murad, que esteve no comandando da SSP durante 39 dias, reconheceu o empenho dos comandantes gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e dos funcionários da Secretaria de Segurança durante sua gestão. “É um fato histórico um delegado de carreira, com as qualificações de Afonso, assumir a Secretaria de Segurança. Representa uma conquista histórica para o Sistema. Tenho certeza que ele fará um trabalho extremamente competente e profissional, que vai engrandecer os trabalhos da Segurança Pública e vai contribuir para a melhoria daquilo que a população precisa, que é segurança nas ruas e nas portas de suas casas. Quero agradecer o acolhimento dos profissionais da área e reafirmo que continuarei dando meu apoio como deputado e como gestor público”, assinalou.

Estiveram presentes à posse, o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa; os secretários adjuntos de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, Antonio Roberto dos Santos Silva; o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino; os coronéis João Wanderley e Aldimar Zanoni Porto, comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, respectivamente; a delegada geral, Maria Cristina Resende; o presidente da Associação dos Delegados, Marcone Chaves, além dos superintendentes da Polícia Civil, representantes do Grupo Tático Aéreo (GTA), da Polícia Técnico-Cientifica, dos sindicatos de classe, e funcionários do Sistema de Segurança.

 Aprovação

A aprovação do nome do delegado Marcos Affonso para a pasta da Segurança Pública foi unânime dentro dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança. Prova disso, foi à presença dos comandantes de todos os órgãos e de integrantes da SSP, das diretorias da Associação dos Delegados (Adepol), do Sindicato de Policiais Civis do Estado Maranhão (Sinpol) e da Associação de Polícia Técnico-Cientifica do Maranhão (Apotec).

“Colocaremos o nosso trabalho à disposição do novo secretário para que possamos gerar resultados satisfatórios”, destacou a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, disse que o governo fez uma excelente opção na escolha do novo secretário. A PM já mantinha uma parceria com a Delegacia Geral, através do delegado Affonso e da delegada Cristina, e vamos continuar somando forças com os outros órgãos”, afirmou.

O presidente da Adepol, o delegado Marcone Chaves, também destacou a escolha do delegado Marcos Affonso Junior como secretário de Segurança. “A Adepol vê com bons olhos a indicação do delegado Marcos Affonso. Ele é um técnico e estaremos dando total apoio à sua gestão”, comentou.

O coronel João Wanderley, comandante do Corpo de Bombeiros lembrou que o ganho com a nomeação de Marcos Affonso é para o Sistema de Segurança e para a população. “Teremos como secretário um profissional que conhece de perto a realidade das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. A corporação militar do Corpo de Bombeiros continuará participando de forma integralizada das ações do sistema”.

Agenda de trabalho

Na manhã de quarta-feira (14), já está agendada uma reunião do secretário Marcos Affonso Junior com os chefes de setores administrativos da Secretaria de Segurança. Durante a semana ele se reunirá com gestores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do Detran, a fim de traças estratégias para atuação da SSP.

Também está marcada uma série de visitas institucionais ao Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Federal e Rodoviária Federal.

Perfil do novo secretário

O delegado Marcos Affonso é natural do Pará e tem 46 anos. Ele é graduado em Direito pela Universidade da Amazônia, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Uninter e especialista em Gestão Integrada de Segurança Pública pela Unisul.

Ingressou na Polícia Civil do Maranhão em 1998. Comandou as investigações para apurar as mortes ocorridas nos presídios maranhenses. Durante quase duas décadas de serviços prestados à população maranhense o delegado participou da Comissão de Combate ao Crime Organizado, foi presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil por dois mandados. Ocupou a chefia das superintendências Estadual de Investigações Criminais, de Polícia Civil da Capital e do Interior, delegado regional de Açailândia, titular da Delegacia de Entorpecentes da Região Metropolitana, entre outras funções.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...